15 de mai. de 2010

* Dia 15 De maio dia do Assistente Social *



A origem do dia do Assistente Social

O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, quando se comemora o seu dia 15, e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. E desse modo se aproximavam cada vez mais da Igreja Católica européia que. por sua vez, assumia progressivamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".

A partir da década de 60 a prática profissional foi rompendo laços com a Igreja Católica e sendo repensada de forma mais técnica e científica dentro da universidade. Assim, as escolas de Serviço Social começaram a trabalhar os estudantes como futuros profissionais que seriam preparados para serem planejadores, executores e avaliadores das políticas sociais.

Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.


Não se pode confundir Assistência Social com assistencialismo!!!

Rede do Bem

http://www.cress-sc.org.br/servicosocial/dia.php

Parabéns a todas as Assistentes Sociais e em especial  a minha irmã Tatyla que se forma esse ano, a qual tenho certeza que será uma excelente profissional, pois ama o que faz!!!
Tenho muito orgulho de você!!!

(Projeto Rondon Janeiro/Fevereiro de 2010- Pium - TO)

E a minha amiga Rô que é assistete social e já atua na área com muita dedicação e amor!!

(Curso de Velas artesanais - CRAS - Cerro Azul)
 
PARABÉEEEEEEEEEEEEEEEEENS!!!

4 comentários:

disse...

Que lindaaaaaa!!!!!!!!
Muit obrigada Van!!!
Parabéns pra Taty tb!
Bjoooo..

Vanessa Monique disse...

PARABÉNS a todos os profissionais da área.
Tô sentindo sua falta no meu blog
:*

.z disse...

Blog legal!
estou seguindo-o
segue o meu tbem???
xD

http://arteemcamisetaskelly.blogspot.com/ disse...

Gostei do seu blog super diferente
informativo parabéns já virei sua seguidora bj
kellycamisetas@hotmail.com